Exposição de trajes da Princesa Isabel

By | quinta-feira, outubro 19, 2017 Leave a Comment
Em comemoração aos 15 anos curso de Moda UEM Cianorte, os acadêmicos do 2º ano de moda desenvolveram nas disciplinas História da Moda Contemporânea e Tecnologia de Confecção uma cronologia das réplicas das roupas que a Princesa Isabel vestiu em vida, desde os 7 anos até os seus 42 anos quando assinou a Lei Áurea. O recorte de tempo é o século XIX especificamente o período conhecido como Vitoriano



Os vestidos eram bem cinturados com imensas caldas, muitas anáguas e um exagero nos volumes, por isso este trabalho foi confeccionado com tecido de cortinas, devido sua grande metragem. Escolhemos a cor clara (branco e creme) para observar nas 5 roupas a evolução da silhueta e cintura daqueles tempos. As costuras e bordados foram todos feito à mão. Na construção do forro para dar sustentação e volume foi utilizado a malharia de urdume tule e o tecido morin. Cabe ressaltar que todo o processo de construção foi realizado na oficina de moda da UEM- Cianorte com a orientação da Profª de confecção Maria Helena e com o Profº de história da moda Ronaldo Vasques.

1º Vestido que a Princesa Isabel usou quando tinha 7 anos, possui vários babados que produzem volume a roupa.



2º Roupa com 9 anos, com vários bordados no todo vestido e a cintura bem afunilada.



Princesa Isabel estava com 24 anos em sua lua de mel em Londres. Vestido que evidencia a moda da época as mulheres chegavam a utilizar em média 20 metros de tecido por vestido, que chegavam a pesar aproximadamente 15 kg.



4º Este vestido evidencia a moda da crinolete onde o volume fica na parte de trás da roupa. Idade: 41 anos



5º Este traje com a calda, foi utilizado pela Princesa para assinar a Lei Áurea. Pertence ao Museu do Traje e do Têxtil do Instituto Feminino na Bahia. Idade: 42 anos.




Pra quem quiser conferir de perto, os trabalhos estão expostos no Anfiteatro da UEM – CRC. Vale muito a visita, os trabalhos estão excepcionais!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :