Você sabe como surgiu o bordado?

By | segunda-feira, setembro 04, 2017 Leave a Comment















Os bordados estão em todos os lugares e são hit do momento, é muito comum hoje termos roupas, sapatos e acessórios bordados, ou alguém na família que o faz, mas você já se perguntou de onde eles vieram? E por que ele existe?

A resposta é simples, segundo Ana Gern os bordados começaram a aparecer logo após a criação da agulha, originando-se primeiro o ponto cruz eram utilizados para dar acabamento e juntar as peças de peles de animais na pré-história. Existem vários registros ao logo da história da humanidade sobe os bordados, até mesmo na bíblia citando a maneira que as mulheres bordavam para transmitir seus sentimentos e contarem histórias.

Com o passar dos anos, o bordado se torna popular e tradicional entre as mulheres das famílias, alguns historiadores contam que em abadias e mosteiros a produção de bordados era tanta que poderiam se sustentar produzindo o mesmo. Não demorou muito para que cenas históricas começassem a serem retratadas pelos bordados, como por exemplo a obra Bayeux Tapestry, um bordado que segundo o site oficial de seu museu, possui 70 metros de comprimento que mostra a batalha de Hastings em 1066.

Fonte: Bordados Universal (https://www.sites.google.com/site/bordadosuniversal/a-historia-do-bordado)


Mesmo que os bordados fossem uma atividade comum, ele poderia se transformar em um ornamento raríssimo quando eram adicionados fios de ouro, prata, seda, e pedras preciosas, se tornando algo de muito luxo, passaria simbolizar o poder de reis, e nobres.Os desenhos eram tão bem trabalhados que associavam-se a obras de arte pintadas em quadros, podendo ser até cópias das mesmas.

Já na Idade média um novo estilo de bordado chamado de Black work começa a surgir sendo feito por Catarina de Aragão (primeira esposa de Henrique VIII), que consistia em copiar e bordar as letras do alfabeto, algo incomum para as mulheres, pois a leitura e escrita era restrita somente aos homens nobres. Após isso, versículos da bíblia, poemas e textos começaram a serem bordados, porém eram atividades exclusivas somente as mulheres da corte.

Fonte: Bordados Universal (https://www.sites.google.com/site/bordadosuniversal/a-historia-do-bordado)



De certa forma, os princípios do bordado não mudaram, foram somente automatizados, e atualmente ele vem sendo usado para expressar o feminismo, com debates sobre a posição da mulher na sociedade, padrões de beleza, questões de gênero, liberdade e autoestima feminina.

Hoje, mesmo que repaginado a tradição do bordado ainda existe e se tornou uma forma de empoderar as mulheres, “acredito firmemente que o bordado seja a linha que conecta as mulheres em todos os séculos da nossa história” diz a designer de bordado Lee Albrecht.















E aí pessoal o que acharam de saber um pouco da história do bordado? Comente o que achou!


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :