Marrocos parte I: O traje típico do Nordeste

By | quinta-feira, setembro 08, 2016 Leave a Comment
Boa noite pessoal! O professor Ronaldo Vasques compartilhou com a Tecidoteca uma viagem especial, desta vez, nosso professor foi para o Marrocos e mostrou tudo que viu por lá.

Na primeira parte do post, mostraremos o traje típico do Nordeste de Marrocos, na cidade de Chefchaouen, conhecida como cidade azul. Chefchaouen é uma pequena cidade encantadora de cerca de 40.000 habitantes, localizada no nordeste do Marrocos, perto do Mar Mediterrâneo. Situado no coração de montanhas Rif de Marrocos, Chefchaouen é o prazer de um turista com acomodações a preços acessíveis e, acima de tudo, uma cidade pitoresca, no cenário dramático das montanhas de Rif cheios de casas caiadas de branco com acentos distintivos, pó-azul.

Vamos as fotos do traje típico feminino:





























O traje femino é composto por nove passos. Primeiro a tecelã enrola o tecido 100% de lã natural na modelo Adelia Veras , faz a amarração do traje, inserindo o primeiro tecido no corpo e na cabeça inseri o segundo tecido de algodão junto com o terceiro tecido. Inseri o chapéu de palha com a fibra de lã na amarração e nos pormenores do chapéu. O terceiro tecido é enrolado na boca, deixando os olhos e o nariz a vista e por isso é um traje típico do nordeste. Por final é dobrado uma manta de 100 %  de lã pelo braço, assim formando o traje completo.

Traje masculino.

Chapéu típico de palha e sapatos de couro.

Traje infantil e feminino.


















































































''Encantado com o traje típico do Nordeste de Marrocos, as fibras naturais são sentidas pelo cheiro nas ruas de Chefchaouen, uma mistura de fibras de Lã e fibras de algodão. Considerando que o traje do norte é composto por essas duas fibras.'' ( Ronaldo Vasques, 15 de agosto de 2016).




Adoramos mais uma noticia compartilhada pelo querido professor Ronaldo! Voces gostaram? comentem! Fiquem ligados que em breve saí a segunda parte do post de Marrocos.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :