Teares de tecido plano - 2º ano Moda UEM

By | domingo, julho 19, 2015 Leave a Comment
No curso de Moda da UEM Cianorte, contamos com a disciplina de Tecnologia e Design de Processos Têxteis. Essa é dividida entre o primeiro e o segundo ano do curso e traz para os alunos conhecimentos a cerca dos tecidos planos, malhas e suas respectivas composições, caimento, beneficiamentos e uma série de outras informações que possam contribuir para a identidade de um tecido e que serão de grande importância conhecer na hora de planejar um produto de moda. 
No segundo ano, a matéria passa a ser mais prática para que os alunos consigam, através da experiência, compreender e fixar as informações. 

Essa semana, as turmas do segundo ano de Moda, entregaram o trabalho referente ao primeiro bimestre, um tear de tecido plano, desenvolvidos com a Profª Cristiane Nunes.
Os tecidos planos são os constituídos do cruzamento de fios de trama e urdume. Os fios longitudinais, no comprimento do tecido, que são os de urdume, são entrecruzados pelos fios tranversais, de trama, que são os da largura.

Confeccionados com fios de lã ou fitas de cetim, os teares deveriam, através do cruzamento dos fios de trama e urdume, apresentar ligamentos de tela, de sarja, de cetim e uma padronagem/rapport criada pelo próprio aluno. 

Da esquerda para a direita: Tela 1x1, Sarja 2x1, Sarja 3x1, Cetim 5x1, Rapport. 


O ligamento tela: é a ligação mais simples, 1x1, no qual o fio de trama se cruza com o fio de urdume um por cima, um por baixo e assim sucessivamente. Na volta o fio que estava por cima, passa a estar por baixo e o que estava por baixo, agora está por cima, como podemos observar nas primeiras faixas dos teares. A tela tem por característica a facilidade de produção e é utilizado para construção de tecidos mais simples como tricolini, voil e tafetá, por exemplo. 

O ligamento sarja: é composto por no mínimo uma repetição de três fios de trama e urdume, podendo ser 2x1, 3x1 - nos quais um fio de trama passa para por cima de dois de urdume e em seguida por baixo, e assim repetidamente, ou um fio de trama passa por cima de três fios de urdume e em seguida por baixo de um. Esse movimento, forma uma diagonal, a qual pode ser visualizada nos tecidos, nos quais o avesso é diferente do lado direito. Por possuir esse entrelaçamento diagonal, esses tecidos tendem a possuir mais resiliência, mais firmeza e mais dificuldade para serem sujos, apesar de também serem mais difíceis de lavar. Com essa ligamento podem ser produzidos brim, o denim (jeans),  a sarja e o tweed. 

O ligamento cetim: esse ligamento é semelhante a sarja, mas compreende em ligações feitas a partir de cinco à doze fios. No tear feito pelos alunos, o cetim era 5x1, no qual um fio de trama passou por cima de cinco fios de urdume e então por baixo de um e assim por diante. Esses tecidos geralmente são compostos por fios finos e por isso em maior quantidade, gerando um aspecto liso, brilhante e possibilitam um bom caimento. Conhecido por esses aspectos temos o tecido cetim, o crepe de seda e o veludo de seda. 

Rapport: é uma repetição feita através de módulos que se encaixam perfeitamente para alcançar um padrão específico, formando uma continuidade. Nos teares, os alunos criaram rapports através da repetição dos entrelaçamentos dos fios, utilizando-se dos ligamentos aprendidos para criar novos designs na superfície têxtil. 











































E então, o que vocês acharam? Ficaram animados com a disciplina de têxtil? Como um próximo trabalho os alunos irão desenvolver tecidos de malha que você verá também aqui na Tecidoteca em breve! 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :