Têxteis que brilham no escuro

By | terça-feira, junho 09, 2015 Leave a Comment
Cada vez mais, a industria têxtil tem aprimorado suas técnicas e investido em pesquisas com a finalidade de melhoras o desempenho, a usabilidade, a resistência, o conforto e a aparência dos fios, para melhor satisfazer as exigências dos consumidores contemporâneos, mais informados e exigentes na hora na compra. 
Essa indústria, desempenha uma papel crucial no desenvolvimento de tecidos atraentes, que sirvam como base para a criação de produtos diferenciados. 
Os têxteis que brilham são uma vertente dos fios inteligentes, que aliam tecnologia e funcionalidade. 
As empresas europeias estiveram na vanguarda em se tratando de desenvolvimento de tecnologia hightech. No ramo têxtil, na Europa é que foram desenvolvidas as primeiras experiências aliando fios à luminosidade das fibras ópticas e dos painéis de LEDS, criando não só produtos de vestuário, como artigos de decoração e de arquitetura com brilho próprio. Apesar de não terem grande abrangência de mercado, algumas marcas já atuam nesse segmento. Confira:

 LUMINEX 
Marca italiana, a Luminex utiliza em suas coleções fibras desenvolvidas pelo National Institute of Standards and Technology, dos EUA e entrelaça essas fibras ópticas nas tramas dos tecidos. Com isso, a roupa ganha um brilho que pode ser até duas vezes maior que uma lanterna de automóvel! Por causa dessa tecnologia eles utilizam teares especialmente modificados para que não falte elasticidade e maciez em suas peças. 
Seus produtos podem ser encontrados em artigos de decoração e na indústria do vestuário em roupas especiais pra quem usa a luz como segurança (pessoas que correm à noite), em fantasias de carnaval, vestidos de gala, enfeites, bolsas, e peças em geral. O preço varia de 60 euros - para uma bolsa pequena - até mais ou menos 350 euros - para um top. 


Fonte: http://designjulianezubreski.blogspot.com.br/2011/12/tecidos-tecnologicos.html

DREAM LUX
Da mesma companhia da Luminex, a Dram lux investe no ramo da decoração:  trilhos de mesa iluminados, toalhas de mesa, jogos americanos, roupa de cama, unindo a sofisticação à simplicidade.  A fibra clássica, da qual é originalmente feito o produto, como o algodão, linho ou viscose, é tramada juntamente com a conjunto com as fibras ópticas, proporcionando uma experiência sensorial e estética, tornando os ambientes únicos e inemitáveis, sem perder o conforto tátil sensorial de um tecido de alta qualidade. 

Fonte: http://dreamlux.it/


Fonte: https://www.pinterest.com/pin/128000814384103985/

 LUMALIVE
A empresa holandesa Philips trouxe ao mercado no ano de 2006  uma nova tecnologia na área de têxteis luminosos. A Lumalive é uma tecnologia diferente da Luminexou da Dream Lux, pois integra luzes de LEDS as fibras do tecido, sem traços aparentes de componentes eletrônicos, baterias que estão totalmente imperceptíveis até que o usuário pretenda liga-lo.   
Com a Lumalive tornam-se possíveis a exibição de mensagens, desenhos, gráficos, ou mesmo apenas uma modificação das cores de determinadas partes da roupa que possuam as luzes de LEDs com o simples toque de um botão. O material é durável, flexível, lavável, pois os componentes sensíveis a água podem ser facilmente desconectados e reconectados após a lavagem.
Experiências com a Lumalive foram realizadas por vários fabricantes de móveis, roupas esportivas e fabricantes de mochila, além de designers de interiores europeus. 

Fonte: http://www.research.philips.com/password/download/password_28.pdf

 CUTE CIRCUIT
 Cute Circuit, considerada por muitos como a marca do futuro une suas criações à tecnologia. As peças dessa marca possuem tecnologia interativa LED com uma bateria recarregável, que reagem aos movimentos do corpo, criando efeitos de luz e brilho.
O vestido utilizado pela cantora Katy Perry, no evento Met Gala, de chiffon de seda, era da marca e possuia mais de 300 luzes de várias cores, criando uma espécie de arco-íris. 

Fonte: http://cutecircuit.com/collections/katy-perry-at-met-ball/

Outras marcas que já beneficiaram-se dos tecidos inteligentes que possuem luz própria no desenvolvimento de produtos de moda diferenciados e modernos foram a Lacoste - que lençou um tênis com estampa que ilumina no escuro - a brasileira Forum - em 2014 homenageou a cidade de São Paulo com casacos de paetê que brilhavam no escuro - e o estilista Alexandre Wang - que em sua coleção de 2013 apresentou peças que brilham no escuro incluindo sapatos e acessórios.
 

Fonte: http://homensquesecuidam.com/2014/04/lacoste-e-atmos-lancam-tenis-que-brilham-no-escuro.html


Fonte: http://mundopk.com/2013/03/26/as-bolsas-alexander-wang-que-brilham-no-escuro/

E vocês, o que acharam desses artigos? Gostam de ver tecnologia aliada à moda? 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :