Têxtil e Estamparia no SPFW Verão 2016 - Parte 2

By | quarta-feira, abril 29, 2015 Leave a Comment
Na segunda parte do nosso "passeio" pela SPFW, continuamos a perceber muitas referências ao mar, tendências de androgenia, valorização de todas as formas de beleza e o fortalecimento da alfaiataria.

Reinaldo  Lourenço 
Com alfaiataria impecável e tecidos nobres, a coleção trouxe referências de trajes de gala masculinos em looks femininos. Na padronagem, losangos no jacquard, na modelagem merecem destaques paletós com corte de fraque.

MATERIAIS
Jacquard, gorgurão, cetim duchesse, crepe patou, drá de seda, rendas guipure, organza de seda


Alexandre Herchcovitch
O shape de destaque nesse desfile foi o babado, que foi trabalhado para assemelhar-se a espuma do mar, em referência as japonesas pescadoras de pérolas.

MATERIAIS
Linho com algodão, crepe de chine de seda, chiffon de seda, viscose, poliéster floral, látex, jacquard de algodão

Ronaldo Fraga
Além da democratização da beleza da mulher, com as “sereias” na passarela, Ronaldo Fraga trouxe também a preocupação com a questão ambiental, desenvolvendo um fio biodegradável com aspecto de viscose. Na estampas, esqueletos de sereias, peixes e corais. Transparência, babados, paetês em escama e pérolas remetiam ao mar e as sereias.  


Lolitta
Sempre com referência no tricô, a marca consegue extrair, desse, diversos efeitos como o tressê, renda, tricô de couro, enriquecendo a coleção.

MATERIAIS
Tressê de tricô, tricô de couro, patchwork de renda, laise, bordados de cristais Swarovski

Salinas

MATERIAIS
Lycra com textura e brilho, lycra com aspecto empapelado, laise, linho e seda

Vitorino Campos
Todas as peças são feitas em seda e algodão. Há elementos ultrafemininos, apesar da androgenia : rendas, bordados - feitos por um estudante da escola francesa Lesage, com nove técnicas de bordado em apenas uma tirinha - e a delicadeza do xadrez vichy.

MATERIAIS
Algodão e seda


João Pimenta
Procurando romper a barreira dos gêneros, se dependesse de Pimenta, o closet de meninos e meninas seria compartilhado. Destaque para  as calças curtas mais ajustada, os jacquards de renda e as túnicas tipo paletó.



Colcci
Batizada de Flower Punk, a coleção trazia um mix de shapes e styling que ora propunha uma garota mais romântica, ora uma garota cool. Nas estampas temas variados como xadrez, poá, floral e alguns desenhos gráficos.

MATERIAIS
Jacquard em fio tinto, algodões batidos, chifons, gazar e couro


Amapô
O foco da marca é o jeanswear, e na coleção apareceu em conjunto com peças em moletom e sarja. A cor também é sempre um elemento importante nas suas coleções, e nessa temporada o neon ficou em alta.

MATERIAIS
Denim, sarja, moletom, jeans texturizado, jeans jacquard, algodão, lycra


Wagner Kallieno
Uma novidade da marca no desfile foram os looks total jeans e a calça flare com franjas na barra, fazendo referência ao boho. As peças possuíam recortes geométricos e assimetrias, remetendo ao trabalho de Joan Miró – artista inspiração para a coleção.



Adriana Degreas


Gloria Coelho
O vinil é o material que teve mais ênfase no desfile, aparecendo em vestidos, e nas barras e golas de macacões em neoprene, remetendo aos anos 60, assim como a ideia de futurismo retrô em looks prateados e vestidos curtinhos em A. Outra característica da coleção foram tiras de couro e tricô em vestidos que foram feitos diretamente no corpo das modelos.

MATERIAIS
Algodão zaflex, cetim de seda, couro, crepe, crepe acetato, malha de seda com viscose, neoprene, refletivos, tricô, tule bordado com pedras, vinil


Apartamento 03
A seda, principal material, pode ser vista em babados sobrepostos, sobreposições de túnicas leves com casacos que remetiam à alfaiataria – base da coleção. Um destaque da coleção foi uma t-shirt feita manualmente com penas de pato.

MATERIAIS
Seda, seda devorê e decupê, cetim duchese, paetês, cristais


Fause Haten
O estilista se destacou por ter como modelo uma de suas antigas clientes, a qual foi vestida com as peças da coleção na passarela. Os vestidos possuíam bordados com pedaços de seda, e nas peças de moletom, canutilhos e cristais se alternavam.

MATERIAIS
Zibeline, seda, moletom, renda, tule, cristais, canutilhos lantejoulas


Samuel Cirnansck
Vestidos de diva, especialidade da marca, delineavam o corpo das modelos, alguns com franjas de canutilhos e recortes com anquinhas de corset.

MATERIAIS
Bordados de cristais, tule, cetim de seda, plumas, jacquard, organza


Iódice
As peças remetiam ao Nordeste, como vista nas cores em tons terrosos, o verde e o tijolo, nas estampas florais de chita e nas amarrações na região do peito. Vale ressaltar também as camisas de tecidos leves com transparência, algumas saias com tecido rústico, e vestidos de renda com forro prata.

MATERIAIS
Rendas, couro, tecidos naturais como algodão, seda e linho rústico



2nd Floor


Têca por Helô Rocha
A coleção fez uma mistura de peças mais básicas com detalhes mais carregados como franjas, pérolas, bordados, conchas, rendas. A renda branca, remetendo a inspiração do desfile que foi o candomblé e os orixás, apareceu em vestidos leves com aplicações de outros materiais.

MATERIAIS
Rendas, crochê manual, bordados, franjas de pedrarias


Gig Couture
A marca buscou referências nos anos 50, como foi visto nos tons claros de azul, rosa e verde, nas cinturas marcadas e saia godê mídi, com a textura do tricô, que pode-se dizer foi o foco das peças. E ainda, anos 60, nos looks com manga triangular curta, ou mais longa em formato sino e nas calças pantalonas curtas.

MATERIAIS
Tricô com diferentes texturas, efeito tridimensional, jacquard no tricô


Giuliana Romanno 
A busca pela paz e serenidade da Bahia, criaram uma alfaiataria mais leve e descontraída em seda e linho.

MATERIAIS
Laise geométrico vazado que lembra renda, seda, jacquard de seda duchesse, o vichy devoré e linho

Lino Villaventura
Com uma veia performática e teatral ele trouxe novamente para a passarela roupas e acessórios marcantes de coleções passadas. A essa dramaticidade da imagem e da performance é agregado o know how artesanal e técnico do designer, bordados delicados com cristais, devorês e aplicações sobre tule de seda. 

MATERIAIS
Seda pura, organza, gaze de seda pura, gaze devorê, tule de seda

Acquastudio

Lenny Niemeyer 
O beachwear trouxe cinco momentos que uniam o conforto, a modelagem impecável, a inovação e o design, sendo eles: Marinheiro, com referência às redes; Malandro, com alfaiataria; Pierrô, que trouxe batas de algodão texturizado; Carmen, em preto e branco com floral e plissados; e a quarta-feira de Cinzas, com texturas que lembram o Carnaval, como os looks de penas cortadas e de organza com tiras de paetê.

MATERIAIS
Crepe, lycra, linho, georgette de seda, algodão texturizado


Patricia Viera
Na marca o couro sofre metamorfose e pode-se transformar no material que a estilista quiser. Fazendo, muitas vezes, que seja necessário tocar na peça para descobrir de qual material é feita. Novidades da coleção foram os bodies com franjas e efeito macramê.

MATERIAIS
Couro pintado à mão, couro com efeito de laise, couro rendado, franjas e macramês feitos do material



                                                     Fotos do evento: Fashion Forward
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :